(49) 3537-0000

Adaptações de Contêiner Marítimo

31/03/2021

Hoje é dia 31 de março de 2021, a nossa primeira fábrica de módulos construtivos está quase finalizada, os módulos, foram testados e aperfeiçoados constantemente e agora, acredito que estejamos muito perto daquilo que era a ideia inicial, a alguns anos atrás. É sempre uma experiência interessante olhar para trás e ver toda a trajetória percorrida para chegar até aqui. Uma das coisas interessantes dessa trajetória foi o começo, quem imaginaria que nós iriamos começar tudo isso com adaptação de contêineres marítimos usados em habitações. É interessante, mas nenhum de nós gosta muito de lembrar dessa parte da história, era uma tristeza só! Vou te contar alguns dos melhores momentos.

 

Eu lembro que para adquirir um contêiner marítimo você deveria ir até um terminal, se cadastrar e depois ir lá e escolher o contêiner que você desejava, é claro que sempre tentávamos pegar os menos amassados e enferrujados, mas isso era algo inevitável. Quando você vai até um terminal comprar um contêiner é impossível que ele seja novo, os que você encontra a venda são os "vencidos", sua vida útil segundo a legislação internacional é de 10 anos, então eles só estão a venda se passaram mais de uma década transportando mercadorias.

Certa vez, nós encontramos um contêiner em bom estado de conservação, já pegamos ele rapidamente antes que alguém mais o adquirisse, até aí beleza, contratamos o cara para fazer o frete até a nossa antiga fábrica, descarregamos, e ao colocar no piso da fábrica percebemos a nossa sorte em ter pegado ele rapidamente, ele não estava simplesmente torto, ele estava torcido, aí eu te pergunto como que você vai desentortar um contêiner de 3 toneladas? E mais importante como que você vai vender uma coisa completamente torta para alguém, o que isso vai fazer com a marca?

Essa não foi a única vez que tivemos uma "bela" surpresa com contêineres, outra vez era a mesma história, bem conservado, conferimos para ver se estava torto e não estava, pensamos que era uma benção, compramos, levamos, descarregamos, mas a surpresa foi ao levantar ele para ver embaixo, eu lembro que foi difícil de enxergar se tinha algum metal lá ou era só ferrugem, para você ter uma ideia a ferrugem alcançou o assoalho, em alguns lugares tinham buracos suficientemente grandes para passar uma pessoa dentro. Se eu não me engano esses contêineres foram usados para a construção do nosso portal de entrada da atual fábrica.

É caro leitor, já passamos por poucas e boas, mas para nossa alegria nós paramos com a adaptação de contêineres a um bom tempo atrás, muitos já sabem, mas, depois daquilo, nós começamos a fabricar os módulos construtivos novos, do zero, assim podemos escolher o tamanho, oferecer garantia, ter um controle maior de todo o processo, e é claro, ter muito, mas muito mais qualidade, sem comparação. Quem sabe se não tivéssemos desenvolvido nosso próprio sistema de fabricação ainda estaríamos desentortando contêineres marítimos e escolhendo aqueles menos enferrujados nos terminais, talvez ainda estaríamos nos regojizando nas belas surpresas que os contêineres marítimos costumavam nos proporcionar, quem sabe.

Ainda hoje costumo soltar algumas gargalhadas ao lembrar daqueles momentos, que aprendizado!

Veja Também: