(49) 3537-0000

Vantagens da Construção Modular

06/07/2020

A construção modular já está estruturada e já é uma realidade em vários países do mundo, existe uma série de fatores que estão fazendo com que ela se torne cada vez mais famosa, no Brasil a construção modular ainda é novidade, porém o sol nasce pra todos e agora ela chegou.

Muitos acreditam que a única diferença e vantagem da construção modular, quando comparada a construção civil normal, é a sua mobilidade, como o nome já diz (modular), mas eu te garanto leitor que não é só isso, e mais abaixo explicarei o porquê.

 

Como funciona a Construção Modular Ecco Prax?

A Construção Modular no Sistema Ecco Prax, se dá pela junção e acoplamento de "módulos" individuais, cada parte do projeto é dividida em "módulos", que são transportados por caminhões até o local da instalação. Os módulos Ecco Prax são semelhantes a peças de LEGO, eles são os cômodos que ao serem acoplados uns aos outros formam o projeto final, cada módulo é independente e pode funcionar de maneira individual, eles também podem variar de tamanho conforme a necessidade do cliente (lembrando que o tamanho dos módulos é limitado pelo meio de transporte, se um módulo for maior que 3,20m de largura, não será possível tranportá-lo com um caminhão).

 

Por que a construção modular vem chamando a atenção do mundo?

O modo como se é construído atualmente, na construção civil, e o modo como era construído há 2000 a.C, pelos romanos, não é muito diferente, assim como há quase 5000 anos, as pessoas empilham tijolo por tijolo para construir uma edificação. Houve uma revolução tecnológica em diversos setores, porém, no setor de construção ainda não.

Como a construção modular é um processo industrializado, a tecnologia e inovação tiveram um “casamento” ideal com esse modelo de construção, rapidez de fabricação, qualidade de acabamento, possibilidade de transporte e realocação e sustentabilidade são algumas das principais vantagens que o destacam dos demais sistemas construtivos.

Se isso não bastasse, a construção modular elimina a necessidade de demolição das edificações, isso é sensacional, a construção civil, como descrito em {https://www.sienge.com.br/blog/residuos-solidos-da-construcao-civil/}  e seus resíduos sólidos, originados de demolições e outros, são responsáveis por mais de 50% de todos os resíduos sólidos urbanos na atualidade, a construção civil é também responsável pelo esgotamento de áreas de aterro pelo país, e por cerca de 25 a 30% de todos os gases lançados na atmosfera.

 

Quais são as principais vantagens da construção modular?

Assim como dissemos anteriormente, não é a toa que a construção modular vem se tornando cada vez mais famosa, e não é so porque ela é móvel, aqui vai uma lista das principais vantagens da construção modular:

Sustentável: Menor desperdício de matéria-prima comparado com a construção convencional, ao ter total noção dos materiais necessários para a fabricação de um módulo desperdícios são evitados, a gente sabe já na etapa do projeto quando de cada material vai ser necessário e o despedício é quase zero, compare isso com um canteiro de obras padrão que o choque vai ser grande. Além disso painéis térmicos são utilizados nas paredes e tetos diminuindo o consumo de energia com climatização. 

Curto prazo: Seu projeto é feito em chão fabril e em tempo recorde, na nossa fábrica possuímos um "sistema de fabricação em linha", semelhante a dos automóveis, assim um espaço comercial, por exemplo, pode ser feito em menos de uma semana, sem obra e sujeira. Com isso você podera ter sua casa ou negócio o mais rápido possível, deixando de pagar aluguel ou começando a lucrar antecipadamente, no caso de franquias, é possível expandir rapidamente, só basta um terreno vazio para colocar o módulo em cima.

Orçamento exato: Como a construção modular é um processo industrializado, sabemos exatamente o custo de cada módulo, não temos problemas com intempéries como chuva e fatores climáticos, a construção é feita de maneira interrupta, e por ser produzida em linha sabemos o quantitativo de materiais que será utilizado em cada produção, nada de "pensei que ia 2 sacos de cimento mas na verdade foram 5".

Mobilidade: Os módulos podem ser transportados e realocados. Com isso, o terreno onde será colocado o módulo, pode ser até mesmo alugado como um teste, e após um determinado período você pode retirar toda a edificação do local sem perder o seu investimento, você pode por exemplo alugar um estacionamento no centro da cidade e coloca todo o escritório da sua equipe lá, depois se necessário é só tirar.

Entregue pronto: Sendo uma construção industrializada entregue com mais de 90% da construção pronta, o proprietário dos módulos não vai perder tempo com obra e nem correndo atrás de material. Nós apresentamos o projeto, você diz que sim e a próxima coisa que você vê é o seu espaço pronto na sua frente.

Flexibilidade de expansão: Os módulos suportam diversos andares, você pode expandir sua edificação para cima e para os lados, tudo conforme sua necessidade e possibilidade financeira no momento, como os módulos são individuais, a estética da edificação sempre estará finalizada, para abrir uma parede no nosso sistema não precisa quebrar nada, são apenas alguns parafusos e encaixes.

Veja Também: